terça-feira, 16 de outubro de 2012

GEOGRAFIA: Erosão dos solos

           Erosão do solo é a destruição física e de tudo que esteja contido neste solo, tudo que os efeitos dos ventos, das chuvas produzem para este solo, com o decorrer do tempo são transportados para as partes mais baixas modificando os cursos dos rios. A erosão de solo ocasiona uma série de problemas que devem ser adaptadas algumas práticas para que aconteça a conservação de solo e assim diminuir os problemas. No local em que o solo está coberto com vegetação, a erosão é muito menor, quase que não existe, mas alguma coisa sempre acontece. Isso é um processo natural, que sempre esteve presente e de muita importância para que houvesse a formação dos relevos.

 

 
EROSÃO HÍDRICA

Há três formas correntes de erosão hídrica:

  • Erosão por camadas: uma camada fina superior do solo é removida da camada mãe, pelo impacto da chuva. Com a erosão por camadas, os materiais soltos do solo (por exemplo a erva) acumulam-se entre finas linhas de areia depois de uma chuva torrencial. Esta erosão afeta toda a horta ou todo o campo.
  • Erosão em sulcos: ou regueiras: as águas correm em pequenas depressões à superfície da terra e cavam pequenos canais no solo. A erosão faz-se ao longo destes canais.
  • Erosão em ravinas: uma ravina forma-se ao longo de uma depressão natural à superfície do solo ou em declives. A ravina avança ao longo da encosta na direção oposta à do escoamento da água. As ravinas são a marca de uma forte erosão.

EROSÃO EÓLICA

A erosão eólica produz-se sobretudo em solos leves e em terras desnudadas. Os ventos violentos causam grandes danos. A erosão eólica é um problema comum nas regiões secas e semi-áridas, assim como nas regiões que sofrem chuvas sazonais.

Contrariamente à água, que só causa erosão em encostas, o vento pode arrancar tanto o solo dos terrenos planos como dos terrenos de encosta. Também pode transportar as partículas de solo através da atmosfera e depositá-las muito longe. Os solos vulneráveis à erosão do vento são secos, soltos, leves, com pouca ou nenhuma cobertura vegetal.

Lavrar no sentido da subida ou da descida de uma encosta pode também favorecer a erosão do solo. Para impedir a perda de solo da horta, devem ser tomadas algumas medidas. Elas incluem:

  • limpar apenas a terra a cultivar;
  • plantar segundo as curvas de nível e utilizar canais cobertos de erva;
  • instalar quebra ventos e terraços aplainados;
  • lavrar ao longo das curvas de nível;
  • plantar culturas de cobertura e usar folhagem seca de proteção para cobrir o solo.
Quando se limpa a terra para a cultivar, devem-se ponderar os efeitos benéficos de certas árvores e plantas. Convém deixar algumas árvores, visto que estas podem fornecer alimentos, medicamentos, sombra ou matéria orgânica, graças à decomposição das suas folhas.


Vídeo Erosão dos Solos
http://www.youtube.com/watch?v=suqB02ciXIw&feature=related


MÉTODOS PARA O ENRIQUECIMENTO DO SOLO

 
SOLO
CARACTERÍTICAS
MÉTODOS DE MELHORAMENTO
 
Arenoso
· Estrutura pobre
· Fertilidade pobre
· Não retém a água
· Juntar regularmente matérias orgânicas e fertilizantes
· Utilizar adubo verde
· Juntar solo das térmitas
· Praticar o mínimo de lavoura
Limoso (Lamacento)
· Estrutura pobre
· Juntar matéria orgânica grosseira
Argiloso
· Endurece secando
· Retém demasiada água
· Juntar matérias orgânicas, composto e gesso*
 
Subsolo ácido
· A camada de subsolo é tóxica para algumas plantas
· Cultivar plantas com raízes pouco profundas (legumes)
· Aplicar calcário em pó (depois dos resultados da análise do solo) e estrume
Areno-limoso
· Mistura de areia, sedimento e argila
· Manter a fertilidade do solo, aplicando periodicamente fertilizante e composto




ATIVIDADE DESENVOLVIDA:

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

GEOGRAFIA: Aquecimento Global


O que é o Aquecimento Global?


O Aquecimento Global consiste basicamente no aumento do índice de temperatura da superfície da Terra. Esse fenômeno climático se deve ao efeito estufa, que com o aumento da queima de combustíveis fósseis e o desmatamento das vegetações vem aglomerando cada vez mais CO2 na atmosfera, causando assim uma alta nas temperaturas.


Fator que indica um grande risco para a sobrevivência de diversas formas de vida existentes no planeta, inclusive o ser humano. Pois o clima influencia na alteração do nível do mar, que pode ocasionar ondas gigantes ou até mesmo a ausência de chuvas em algumas regiões possibilitando assim a formação de novos desertos.

 



A falta de cuidado com o meio ambiente, como a poluição de elementos como o ar e a água, a devastação de áreas verdes principalmente quando feita para a criação de gado, são fatores que somados com a frequente queima de combustíveis fósseis a qual libera uma grande taxa de gases responsáveis pelo aquecimento da Terra, acabam constituindo as principais causas para o aquecimento global acontecer.
  
Pois a ausência de vegetação ocasiona em uma menor absorção de CO2 (principal responsável pelo efeito estufa) o que faz com que ele acabe se acumulando na atmosfera, causando um superaquecimento da Terra. A grande produção de gado resulta no aumento da taxa de gás metano na atmosfera, que também contribui para a retenção de calor na superfície do planeta. E outros descuidos com a natureza só tendem a agravar cada vez mais o problema.

 



Consequências do Aquecimento Global

 
  • Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível da águas dos oceanos, podem ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades litorâneas;

  • Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas. Somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países tropicais ( Brasil, países africanos), a tendência é aumentar cada vez mais as regiões desérticas do planeta terra.

  • Aumento de furacões, tufões e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando estes tipos de catástrofes climáticas;


  • Ondas de calor: região de temperaturas amenas tem sofrido com as ondas de calor. No verão europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor, provocando até mesmo mortes de idosos e crianças.



Aquecimento Global - Caos no Clima

 





O que fazer para combater o Aquecimento Global?

  • Sempre que possível, deixar o carro ou moto em casa e usar o sistema de transporte coletivo (ônibus, metrô, trens) ou bicicleta;
  • Colaborar para o sistema de coleta seletiva de lixo e de reciclagem;
  • Usar ao máximo a iluminação natural dentro dos ambientes domésticos;
  • Não praticar desmatamento e queimadas em florestas. Pelo contrário, deve-se efetuar o plantio de mais árvores como forma de diminuir o aquecimento global;
  • Uso de técnicas limpas e avançadas na agricultura para evitar a emissão de carbono;
  • Evitar o gasto absurdo de água.



 
Preservação do Meio Ambiente
 


 
Ajude a salvar o planeta

 
 
 
 
ATIVIDADE DESENVOLVIDA:

JOGO:
> Ajude a salvar o planeta