terça-feira, 16 de outubro de 2012

GEOGRAFIA: Erosão dos solos

           Erosão do solo é a destruição física e de tudo que esteja contido neste solo, tudo que os efeitos dos ventos, das chuvas produzem para este solo, com o decorrer do tempo são transportados para as partes mais baixas modificando os cursos dos rios. A erosão de solo ocasiona uma série de problemas que devem ser adaptadas algumas práticas para que aconteça a conservação de solo e assim diminuir os problemas. No local em que o solo está coberto com vegetação, a erosão é muito menor, quase que não existe, mas alguma coisa sempre acontece. Isso é um processo natural, que sempre esteve presente e de muita importância para que houvesse a formação dos relevos.

 

 
EROSÃO HÍDRICA

Há três formas correntes de erosão hídrica:

  • Erosão por camadas: uma camada fina superior do solo é removida da camada mãe, pelo impacto da chuva. Com a erosão por camadas, os materiais soltos do solo (por exemplo a erva) acumulam-se entre finas linhas de areia depois de uma chuva torrencial. Esta erosão afeta toda a horta ou todo o campo.
  • Erosão em sulcos: ou regueiras: as águas correm em pequenas depressões à superfície da terra e cavam pequenos canais no solo. A erosão faz-se ao longo destes canais.
  • Erosão em ravinas: uma ravina forma-se ao longo de uma depressão natural à superfície do solo ou em declives. A ravina avança ao longo da encosta na direção oposta à do escoamento da água. As ravinas são a marca de uma forte erosão.

EROSÃO EÓLICA

A erosão eólica produz-se sobretudo em solos leves e em terras desnudadas. Os ventos violentos causam grandes danos. A erosão eólica é um problema comum nas regiões secas e semi-áridas, assim como nas regiões que sofrem chuvas sazonais.

Contrariamente à água, que só causa erosão em encostas, o vento pode arrancar tanto o solo dos terrenos planos como dos terrenos de encosta. Também pode transportar as partículas de solo através da atmosfera e depositá-las muito longe. Os solos vulneráveis à erosão do vento são secos, soltos, leves, com pouca ou nenhuma cobertura vegetal.

Lavrar no sentido da subida ou da descida de uma encosta pode também favorecer a erosão do solo. Para impedir a perda de solo da horta, devem ser tomadas algumas medidas. Elas incluem:

  • limpar apenas a terra a cultivar;
  • plantar segundo as curvas de nível e utilizar canais cobertos de erva;
  • instalar quebra ventos e terraços aplainados;
  • lavrar ao longo das curvas de nível;
  • plantar culturas de cobertura e usar folhagem seca de proteção para cobrir o solo.
Quando se limpa a terra para a cultivar, devem-se ponderar os efeitos benéficos de certas árvores e plantas. Convém deixar algumas árvores, visto que estas podem fornecer alimentos, medicamentos, sombra ou matéria orgânica, graças à decomposição das suas folhas.


Vídeo Erosão dos Solos
http://www.youtube.com/watch?v=suqB02ciXIw&feature=related


MÉTODOS PARA O ENRIQUECIMENTO DO SOLO

 
SOLO
CARACTERÍTICAS
MÉTODOS DE MELHORAMENTO
 
Arenoso
· Estrutura pobre
· Fertilidade pobre
· Não retém a água
· Juntar regularmente matérias orgânicas e fertilizantes
· Utilizar adubo verde
· Juntar solo das térmitas
· Praticar o mínimo de lavoura
Limoso (Lamacento)
· Estrutura pobre
· Juntar matéria orgânica grosseira
Argiloso
· Endurece secando
· Retém demasiada água
· Juntar matérias orgânicas, composto e gesso*
 
Subsolo ácido
· A camada de subsolo é tóxica para algumas plantas
· Cultivar plantas com raízes pouco profundas (legumes)
· Aplicar calcário em pó (depois dos resultados da análise do solo) e estrume
Areno-limoso
· Mistura de areia, sedimento e argila
· Manter a fertilidade do solo, aplicando periodicamente fertilizante e composto




ATIVIDADE DESENVOLVIDA: